É Nosso! Xilogravura

Olá! Como vão todos?

O post de hoje falará um pouco sobre a xilogravura, arte herdada dos portugueses e de origem não confirmada, desenvolvida por aqui principalmente na literatura de cordel. É muito comum no nordeste, de onde a maioria dos artistas da área se encontra.

Xilogravura é o conjunto de duas palavras (Xilon - madeira e Grafó - escrever) de origem grega. Basicamente, é um carimbo de madeira, que divide-se em dois tipos: a xilografia ao fio e a xilografia de topo.
Na primeira, o artista, para fazer a matriz, lança a mão de um pedaço de madeira cujo corte é feito da copa à raiz, longitudinalmente que palavra difícil! ao tronco. Já na xilografia de topo não se utiliza tábuas, mas sim, um disco de madeira cortado de forma perpendicular à direção das fibras.

Para saber mais você pode acessar o site do Museu Casa da Xilogravura e ver as exposições disponíveis! O Museu localiza-se na cidade de Campos do Jordão e a Editora Mantiqueira que divide sede com o lugar ajuda na manutenção do mesmo, e fica aberta de de quinta à segunda-feira, sempre das 9:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 17:00 hs por R$4,00 reais e R$2,00 para maiores de 60 anos, estudantes e professores. Crianças até 12 anos não pagam.
Além dela, a Galeria Brasiliana, localizada na capital de São Paulo possui um acervo de pinturas, cerâmicas e outras técnicas variadas, incluindo a xilogravura. Você pode entrar em contato com eles pelo site para saber quais os próximos eventos.

E aí, bateu a curiosidade? Quero saber!

Abraços!

2 comentários:

  1. Meu Deus, quantas novidades o seu blog tem! Flor, nunca ouvi falar disso, mas já conhecia (rs). Minha mãe adora literatura de cordel e lembro que vi várias xilogravuras em livros, mas nunca tive o prazer de vê-los em madeira. Fui para o Nordeste e confesso não me recordar se os vi em algum lugar. Que triste! Pouco saber sobre as coisas nos faz pouco ver também.
    Adorei a novidade!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran, obrigada pelo parecer!
    Eu adoro xilogravuras, acho muito bonito! Vou deixar mais para frente dica de uma loja virtual onde dá para adquirir até seis azulejos com a temática ;)

    Beijo grande!

    ResponderExcluir